2022-02-16
O Choro da Videira ocorre logo após a fase de repouso vegetativo da videira, entre o fim do inverno e início da primavera.
Devido ao agravamento do aquecimento global, com o passar dos anos, este processo tornou-se cada vez mais precoce e passadas 2 ou 3 semanas, os primeiros rebentos das videiras irão nascer.
Posto isto, após também 2 ou 3 semanas do início da primavera, as folhagens e ramificações voltam a surgir nas videiras.
Mas antes do processo de brotação, é realizada uma poda para diminuir o número de cachos, de forma a que tenham uma maior concentração de açúcar e aromas.
Isto serve para que, antes da cicatrização dos ramos podados na videira e do nascimento de novos, haja um esvaziamento da seiva que pode alcançar até 1 litro, diariamente. E daí surge o nome “Choro da Videira”. O objetivo deste processo é, como sempre, tentar aumentar a qualidade do vinho ao máximo.
VOLTAR
LA Ferraz
A produção de vinho é uma tradição da centenária família Ferraz.
Na totalidade a família possui aproximadamente 20 hectares de vinhas, dos quais 5 hectares na freguesia de Horta do Douro, concelho de Vila Nova de Foz Côa, em pleno Douro Superior, e restantes vinhas em Valeflor, uma freguesia centenária no concelho de Mêda, na região da Beira Interior.
Blog
Vinhos