História da Nossa Vinha - O Choro da Videira

2022-02-16

História da Nossa Vinha - O Choro da Videira

O Choro da Videira

O Choro da Videira ocorre logo após a fase de repouso vegetativo da videira, entre o fim do inverno e início da primavera.

Devido ao agravamento do aquecimento global, com o passar dos anos, este processo tornou-se cada vez mais precoce e passadas 2 ou 3 semanas, os primeiros rebentos das videiras irão nascer.

Posto isto, após também 2 ou 3 semanas do início da primavera, as folhagens e ramificações voltam a surgir nas videiras.

Mas antes do processo de brotação, é realizada uma poda para diminuir o número de cachos, de forma a que tenham uma maior concentração de açúcar e aromas.

Isto serve para que, antes da cicatrização dos ramos podados na videira e do nascimento de novos, haja um esvaziamento da seiva que pode alcançar até 1 litro, diariamente. E daí surge o nome “Choro da Videira”. O objetivo deste processo é, como sempre, tentar aumentar a qualidade do vinho ao máximo.

 

 

Fonte: https://www.clubevinhosportugueses.pt/

VOLTAR

LA Ferraz

produção de vinho é uma tradição da centenária família Ferraz.

Na totalidade a família possui aproximadamente 20 hectares de vinhas, dos quais 5 hectares na freguesia de Horta do Douro, concelho de Vila Nova de Foz Côa, em pleno Douro Superior, e restantes vinhas em Valeflor, uma freguesia centenária no concelho de Mêda, na região da Beira Interior.

Contactos

Travessa do Valverde
6430-371 Vale Flor - Mêda
Portugal

(+351) 912 634 613

infomascara@laferraz.pt