O Processo de Engarrafamento do Vinho

2022-08-15

O Processo de Engarrafamento do Vinho

Sabe como se procede ao engarrafamento do vinho?
Continue a ler e não se esqueça de esvaziar a sua garrafeira para receber a próxima vindima!

O engarrafamento tem como intuito acondicionar o vinho num vasilhame, isto é, um recipiente, de modo a assegurar a conservação das suas características organoléticas, durante um período de tempo mais ou menos longo.

Primeiro passo – Enxaguamento

O vasilhame deverá ser passado por água de ótima qualidade ou mesmo esterilizada, de forma rápida e eficaz, garantindo lavagem adequada do recipiente.

Segundo passo – Enchimento

De seguida, prossegue-se o enchimento. O enchimento é o passo de maior importância no processo de engarrafamento. Deve ser estéril e garantir que o vinho contacta minimamente com o oxigénio, sobretudo nos vinhos brancos. Um engarrafamento deficiente de vinho branco não só prolonga muito a designada “doença de garrafa”, como não permite, posteriormente, uma recuperação total do vinho.

Por sua vez, a máquina responsável por encher o vinho deve manter um fluxo constante de enchimento, sem reduções ou interrupções. Além disso, não pode formar espuma dentro da garrafa.

Terceiro passo – Rolhagem

Por fim, o instrumento responsável pela rolhagem faz um ligeiro vácuo no gargalo, evitando a oxidação do vinho e a pressão no interior da garrafa antes de introduzir a rolha com rapidez. O espaço em vazio deixado entre o vinho e a rolha deve cumprir as normas especificadas no modelo da garrafa.

Hoje em dia, com os equipamentos existentes nas linhas de engarrafamento é possível executar diversas tarefas ao mesmo tempo, desde a pasteurização do vinho à remoção da acidez volátil.

Todo um processo levado a cabo com o maior profissionalismo e rigor dos nossos colaboradores.

Conheça os nossos vinhos! A LA Ferraz garante todo o aroma e qualidade a cada gole.

VOLTAR

LA Ferraz

produção de vinho é uma tradição da centenária família Ferraz.

Na totalidade a família possui aproximadamente 20 hectares de vinhas, dos quais 5 hectares na freguesia de Horta do Douro, concelho de Vila Nova de Foz Côa, em pleno Douro Superior, e restantes vinhas em Valeflor, uma freguesia centenária no concelho de Mêda, na região da Beira Interior.

Contactos

Travessa do Valverde
6430-371 Vale Flor - Mêda
Portugal

(+351) 912 634 613
Chamada para rede móvel nacional

infomascara@laferraz.pt