Os benefícios de beber vinho

2022-02-11

Os benefícios de beber vinho

Ao longo dos anos, têm sido realizados diversos estudos sobre o impacto do vinho na nossa saúde e foram encontradas numerosas ligações entre o consumo do mesmo e o aumento da nossa qualidade de vida. Aliás, é até dito que o vinho é o elixir da vida! Contudo, é importante perceber que isto só é verídico quando o vinho é tomado em moderação.

Pois, bem. Sirva-se de um copo de vinho e prepara-se para descobrir alguns dos benefícios que o podem surpreender.

  1. Sustenta a longevidade da vida. Vários estudos sugerem que o consumo de vinho, tem demonstrado benefícios para a saúde que conduzem a uma vida mais longa. No entanto, estes estudos sublinham que os benefícios positivos só têm efeito com um consumo moderado.
  2. Ajuda a manter o coração saudável. Segundo vários investigadores, beber vinho pode ajudar a diminuir a lipoproteína de baixa densidade (LDL), também conhecida como mau colesterol, que pode causar danos nas artérias ao mesmo tempo que aumenta a lipoproteína de alta densidade do corpo (HDL), também conhecida como bom colesterol, que pode reduzir o risco de doenças cardíacas. Além disso, o vinho previne a formação de coágulos sanguíneos.
  3. Podem prevenir a doença de Alzheimer. O resveratrol encontrado nos vinhos ajuda a manter os vasos sanguíneos abertos, de modo a que o fornecimento essencial de oxigénio e glucose possa mover-se livremente para o cérebro para o manter vivo e a funcionar.
  4. Combate a depressão. Sim, leu bem. Apesar do álcool estar associado à depressão, beber um copo de vinho por semana pode até combatê-la. A PREMIDED realizou um estudo, ao longo de sete anos, onde foram analisadas 5.500 pessoas, desde os que bebiam esporadicamente, até aos que bebiam moderadamente e chegaram à conclusão que as que bebam entre dois a sete copos de vinho por semana, eram menos propensos à depressão do que os que não bebiam.
  5. O vinho contém antioxidantes e polifenóis que são essenciais para manter a pele saudável, prevenindo a formação de rugas e o envelhecimento da mesma.
  6. Ajuda a prevenir a obesidade. O vinho, especificamente o vinho branco, contém antioxidantes que podem reduzir os níveis de colesterol e podem também apoiar a perda de peso através da queima de gorduras e da diminuição da inflamação.
  7. Reforça as defesas do corpo. O consumo moderado de vinho ajuda a impulsionar o sistema imunitário, uma vez que contém um elevado nível de antioxidantes que combatem os vírus.
  8. Fortalece os ossos. A osteoporose pode ser atenuada através de um consumo moderado de vinho.
  9. Protege os dentes contra a placa bacteriana. O vinho pode inibir o crescimento de bactérias que podem causar cáries dentárias. No entanto, uma rotina diária de higiene oral continua a ser a melhor forma de protegermos os nossos dentes contra as bactérias.
  10. Pode melhorar a visão. Segundo Milind Pande, oftalmologista da Vision Surgery, o resveratrol encontrado no vinho pode ser benéfico para os olhos, prevenindo a deterioração dos músculos dos olhos relacionada com o envelhecimento.

 

 

Fonte: https://blog.winetourismportugal.com/

VOLTAR

LA Ferraz

produção de vinho é uma tradição da centenária família Ferraz.

Na totalidade a família possui aproximadamente 20 hectares de vinhas, dos quais 5 hectares na freguesia de Horta do Douro, concelho de Vila Nova de Foz Côa, em pleno Douro Superior, e restantes vinhas em Valeflor, uma freguesia centenária no concelho de Mêda, na região da Beira Interior.

Contactos

Travessa do Valverde
6430-371 Vale Flor - Mêda
Portugal

(+351) 912 634 613

infomascara@laferraz.pt