Processo de Vinificação - Amadurecimento do Vinho

2022-07-15

Processo de Vinificação - Amadurecimento do Vinho

Já na fase final do processo de produção de vinho, encontra-se a fase do amadurecimento.
O processo de amadurecimento do vinho, é uma das fases mais importantes para determinar a sua qualidade, pois é aqui que se trabalha o sabor e aroma do vinho, obtendo maior intensidade e equilíbrio.

Esta fase decorre depois de se retirar o vinho do tanque onde o processo de clarificação aconteceu.
O vinho é colocado num tanque de aço inoxidável ou em barris de carvalho, e aí começa o processo de amadurecimento.
Tanto os tanques de aço inoxidável como as barricas de carvalho, têm características distintas e, por isso, dependendo do aroma que se pretende dar ao vinho, é estudado o melhor local para o colocar a amadurecer.


Os tanques de aço inoxidável limitam a exposição do vinho ao oxigénio, ajudando assim a manter a bebida mais fresca. Para adicionar corpo, aroma e sabor ao vinho, normalmente os produtores adicionam lascas de madeira ao tanque durante um período de tempo.
Pelo contrário, as barricas de carvalho permitem uma maior oxigenação da bebida. Neste caso, a própria barrica vai oferecer ao vinho um sabor específico da madeira, que poderá ter os mais variados aromas. Nas barricas de carvalho, a cor do vinho fica mais intensa, amaciando os tânicos jovens e duras. Ao mesmo tempo, a evaporação lenta concentra o vinho, fazendo com que se torne mais robusto.


A fase de amadurecimento dos vinhos tanto pode demorar dois ou mais anos, dependendo do tipo de vinho e do aroma que se pretende que este tenha.
Para apreciar um bom vinho amadurecido, basta entregar-se a ele e deixar que ele lhe mostre o quanto aprendeu com a sua experiência de amadurecimento.


Desfrute dos melhores vinhos amadurecidos e com os mais variados aromas aqui: https://laferraz.pt/produtos

 

 

Referências
https://lmh-wines.pt/vinificacao-e-o-processo-de-producao-do-vinho/
https://www.clubedosvinhos.com.br/amadurecimento-do-vinho-por-que-e-importante/

VOLTAR

LA Ferraz

produção de vinho é uma tradição da centenária família Ferraz.

Na totalidade a família possui aproximadamente 20 hectares de vinhas, dos quais 5 hectares na freguesia de Horta do Douro, concelho de Vila Nova de Foz Côa, em pleno Douro Superior, e restantes vinhas em Valeflor, uma freguesia centenária no concelho de Mêda, na região da Beira Interior.

Contactos

Travessa do Valverde
6430-371 Vale Flor - Mêda
Portugal

(+351) 912 634 613

infomascara@laferraz.pt