Processo de Vinificação – Fermentação

2022-05-12

Processo de Vinificação – Fermentação

História do Nosso Vinho – Fermentação

A fermentação é a etapa onde o sumo das uvas se começa a tornar em vinho.

Durante esta fase, as leveduras das uvas alimentam-se do açúcar natural proveniente das mesmas e ocorre uma transformação em álcool e dióxido de carbono.

Contudo, o local onde o vinho é fermentado é extremamente importante e influencia bastante o sabor do vinho.

Por exemplo, quando é usado o tanque em inox, devido à higienização imaculada do mesmo, não são transportados quaisquer sabores para o produto final. Por outro lado, ao usar-se barricas de carvalho, o vinho vai absorver caraterísticas provenientes deste tipo de madeira, amaciando os taninos.

Por fim, é importante ter em atenção a temperatura que é utilizada. Por exemplo, nos vinhos brancos e rosés são usadas temperaturas baixas para as leveduras atuarem mais lentamente, enquanto que, nos vinhos tintos, a temperatura é mais elevada, de forma a que, os corantes e os taninos presentes na casca da uva executem a sua função.

 

Fonte: https://lmh-wines.pt/vinificacao-e-o-processo-de-producao-do-vinho/

VOLTAR

LA Ferraz

produção de vinho é uma tradição da centenária família Ferraz.

Na totalidade a família possui aproximadamente 20 hectares de vinhas, dos quais 5 hectares na freguesia de Horta do Douro, concelho de Vila Nova de Foz Côa, em pleno Douro Superior, e restantes vinhas em Valeflor, uma freguesia centenária no concelho de Mêda, na região da Beira Interior.

Contactos

Travessa do Valverde
6430-371 Vale Flor - Mêda
Portugal

(+351) 912 634 613

infomascara@laferraz.pt