Tudo começou com a ideia de engarrafar o afamado vinho produzido pelo Sr. Álvaro Ferraz, pai de um dos fundadores. A produção de vinho já é uma tradição da centenária família Ferraz. Já não há lembrança de quando e quem começou!
Na totalidade a família possui aproximadamente 20 hectares de vinhas, dos quais 5 hectares na freguesia de Horta do Douro, concelho de Vila Nova de Foz Côa, em pleno Douro Superior, e restantes vinhas em Valeflor, uma freguesia centenária no concelho de Mêda, na região da Beira Interior.
Além do vinho também produzimos azeite, amêndoas e nozes.
O turismo rural é outra vertente da empresa e que se deve à vontade e bom gosto da fundadora Lúcia Ferraz. O seu pai, Aventino Dias Pereira, era natural de S. Simão, concelho de Amarante, de quem herdou uma habitação com situação privilegiada. Após profundas obras de recuperação temos agora disponíveis 3 habitações para alojamento local.
Depois de muitos anos a fazer bons vinhos de forma tradicional, com lagares de pedra e cubas de cimento, em 2017 construímos uma adega com a mais recente tecnologia para a produção de vinho e implementámos um rigoroso controlo de qualidade.
Qualidade e Tradição
A nossa colheita é agora feita em caixas em vez dos tradicionais cestos, para que as uvas cheguem nas melhores condições à adega. A mesa de triagem para escolha das melhores uvas passou a ser uma etapa obrigatória, assim como o controlo de temperatura na fermentação.
Todo este processo é cuidadosamente supervisionado pelo nosso experiente enólogo, José Ribeiro Brandão, com uma experiência acumulada de mais de 10 anos em projetos vitivinícolas na Beira Interior e profundo conhecedor das características próprias desta região.
A Região
A Mêda é o único concelho de Portugal que pertence a duas regiões demarcadas de vinho: Beira Interior e Douro.
A região da Beira Interior foi criada em 1999 mas tem um passado vitivinícola que remonta à fundação da nacionalidade. Terras de solo granítico, com uma altitude entre 500 e 700 metros e clima frio no inverno e muito quente no verão.
A Região do Douro é a região demarcada mais antiga do mundo e com longa tradição vitivinícola, vinhas localizadas a menor altitude, em solos xistosos e um clima com temperaturas mais moderadas no inverno, mas também muito quente no verão.
As Vinhas na região da Beira Interior
Aproximadamente três quartos das nossas vinhas situam-se na Região da Beira Interior, na freguesia de Valeflor, Concelho da Mêda. Valeflor, tal como nome indica, situa-se num vale, protegido pelo clima, por vezes agreste, e por isso com longa tradição vitivinícola, conferindo aos seus vinhos qualidade únicas.
A grande maioria das nossas vinhas têm mais de 50 anos, com castas tintas diversificadas, predominando a Touriga Nacional, a Touriga Franca e a Tinta Roriz. As vinhas mais recentes (aproximadamente 20 anos), também com as mesmas castas tintas mas já com localização definida.
Temos também vinhas com castas brancas, onde predomina a Fernão Pires com aproximadamente 40 anos. Mais recentemente plantámos 5 hectares de castas brancas: Rabigato, Fernão Pires, Viosinho e Arinto.
As Vinhas na região do Douro
Na Região do Douro temos aproximadamente 5 hectares de vinhas, situam-se na freguesia da Horta do Douro, concelho de Vila Nova de Foz Côa, pertencente à chamada região do Douro Superior. Vinhas jovens mas com grande potencial, pois dão origem a vinhos muito apreciados e equilibrados. As castas são Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca.
LA Ferraz
A produção de vinho é uma tradição da centenária família Ferraz.
Na totalidade a família possui aproximadamente 20 hectares de vinhas, dos quais 5 hectares na freguesia de Horta do Douro, concelho de Vila Nova de Foz Côa, em pleno Douro Superior, e restantes vinhas em Valeflor, uma freguesia centenária no concelho de Mêda, na região da Beira Interior.
Blog
Vinhos