A Nossa História

A Nossa História

Tudo começou com a ideia de engarrafar o afamado vinho produzido pelo Sr. Álvaro Ferraz, pai de um dos fundadores. A produção de vinho já é uma tradição da centenária família Ferraz. Já não há lembrança de quando e quem começou!

Na totalidade a família possui aproximadamente 20 hectares de vinhas, dos quais 5 hectares na freguesia de Horta do Douro, concelho de Vila Nova de Foz Côa, em pleno Douro Superior, e restantes vinhas em Valeflor, uma freguesia centenária no concelho de Mêda, na região da Beira Interior.

Além do vinho também produzimos azeite, amêndoas e nozes.

O turismo rural é outra vertente da empresa e que se deve à vontade e bom gosto da fundadora Lúcia Ferraz. O seu pai, Aventino Dias Pereira, era natural de S. Simão, concelho de Amarante, de quem herdou uma habitação com situação privilegiada. Após profundas obras de recuperação temos agora disponíveis 3 habitações para alojamento local.

A Nossa Adega

A Nossa Adega

Depois de muitos anos a fazer bons vinhos de forma tradicional, com lagares de pedra e cubas de cimento, em 2017 construímos uma adega com a mais recente tecnologia para a produção de vinho e implementámos um rigoroso controlo de qualidade.

Qualidade e Tradição

A nossa colheita é agora feita em caixas em vez dos tradicionais cestos, para que as uvas cheguem nas melhores condições à adega. A mesa de triagem para escolha das melhores uvas passou a ser uma etapa obrigatória, assim como o controlo de temperatura na fermentação.

Todo este processo é cuidadosamente supervisionado pelo nosso enólogo, Pedro Branco, um jovem dinâmico e promissor da Universidade de Vila Real.

As Nossas Vinhas

As Nossas Vinhas

A Região

A Mêda é o único concelho de Portugal que pertence a duas regiões demarcadas de vinho: Beira Interior e Douro.

A região da Beira Interior foi criada em 1999 mas tem um passado vitivinícola que remonta à fundação da nacionalidade. Terras de solo granítico, com uma altitude entre 400 e 700 metros e clima frio no inverno e muito quente no verão.

A Região do Douro é a região demarcada mais antiga do mundo e com longa tradição vitivinícola, vinhas localizadas a menor altitude, em solos xistosos e um clima com temperaturas mais moderadas no inverno, mas também muito quente no verão.

As Vinhas na região da Beira Interior

Aproximadamente três quartos das nossas vinhas situam-se na Região da Beira Interior, na freguesia de Valeflor, Concelho da Mêda. Valeflor, tal como nome indica, situa-se num vale, protegido pelo clima, por vezes agreste, e por isso com longa tradição vitivinícola, conferindo aos seus vinhos qualidade únicas.

A grande maioria das nossas vinhas têm mais de 50 anos, com castas tintas diversificadas, predominando a Touriga Nacional, a Touriga Franca e a Tinta Roriz. As vinhas mais recentes (aproximadamente 20 anos), também com as mesmas castas tintas mas já com localização definida.

Temos também aproximadamente 1 hectare de vinhas com castas brancas, onde predomina a Fernão Pires com aproximadamente 40 anos. Mais recentemente plantámos 4 hectares de castas brancas: Rabigato, Fernão Pires, Viosinho e Codega do Larinho.

As Vinhas na região do Douro

Na Região do Douro temos aproximadamente 5 hectares de vinhas, situam-se na freguesia da Horta do Douro, concelho de Vila Nova de Foz Côa, pertencente à chamada região do Douro Superior. Vinhas jovens mas com grande potencial, pois dão origem a vinhos muito apreciados e equilibrados. As castas são Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz.

LA Ferraz

produção de vinho é uma tradição da centenária família Ferraz.

Na totalidade a família possui aproximadamente 20 hectares de vinhas, dos quais 5 hectares na freguesia de Horta do Douro, concelho de Vila Nova de Foz Côa, em pleno Douro Superior, e restantes vinhas em Valeflor, uma freguesia centenária no concelho de Mêda, na região da Beira Interior.

Contactos

Travessa do Valverde
6430-371 Vale Flor - Mêda
Portugal

(+351) 912 634 613

infomascara@laferraz.pt